quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SOBRE O BANDOLINISTA LUIS BARCELOS

SOBRE LUIS BARCELOS , QUE FARÁ COM O  REGIONAL IMPERIAL

  A OFICINA 14:00 HS ”ACOMPANHAMENTO NO CHORO”

E  SHOW  20:30 HS NA SEXTA-FEIRA DIA 10 DEZEMBRO 2011

 Luis Barcelos é bandolinista, compositor e arranjador.

 Nascido em Rio Grande – RS em 1987 e radicado em Porto Alegre - RS, iniciou os estudos musicais com o professor Luiz Machado, com quem conheceu o Choro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2005 e logo fez sua estréia nos palcos cariocas a convite do violonista Marco Pereira, em seu show “In Concert.”
Tem como foco do seu trabalho a música carioca, principalmente o Choro e o Samba.
Além de seu trabalho solo, integra os grupos instrumentais “Triunvirato” e “Camerata Brasilis”.
Já se apresentou no Festival Mandolines de Lunel 2008 (França); The John F. Kennedy Center for the Performing Arts, em Washington D.C. (EUA), com o Triunvirato; Europalia 2011 em Bruxelas (Bélgica) e no auditório do Museu do Louvre, acompanhando Yamandu Costa.
Tem atuado em gravações e espetáculos por todo o Brasil ao lado de grandes nomes da música brasileira, como: Yamandú Costa, Nina Wirtti, Délcio Carvalho, Pedro Miranda, Rogério Caetano, Nicolas Krassik (CD Odilê Odilá), Henrique Cazes, Áurea Martins, grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, entre outros.

 QUINTETO LUIS BARCELOS
O Quinteto Luis Barcelos é um regional formado por Luis Barcelos (bandolim de 10 cordas, composições e arranjos), Patrick Ângelo (Violão de 7 cordas), Glauber Seixas (Violão de 6 cordas), Leonardo Pereira (Cavaquinho) e Marcus Thadeu (Pandeiro). O trabalho mostra suas composições dentro do Universo do Choro, além de arranjos e interpretações de compositores já consagrados.

ARRANJOS E DIREÇÃO MUSICAL
Trabalhou como diretor musical e arranjador no espetáculo Onomatopéia não é palavrão, realizado na Sala Baden Powell (2007) e CCBB - RJ (2010), assim como no CD de estréia da cantora Ilessi, lançado em 2009, dirigindo músicos renomados como Cristovão Bastos, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, João Lyra.
Em 2011 escreveu o arranjo para a “Suíte Impressão Brasileira” de Yamandú Costa,  obra encomendada pelo Museu do Louvre, Paris (FR).

COMPOSITOR
Tem parcerias com Yamandú Costa, Hermínio Bello de Carvalho, Vidal Assis, Leonardo Pereira, entre outros compositores.
Com o choro “Um Sábado na Urca” foi contemplado com o 1º lugar no II Festival Curitiba no Choro.
Em 2009 teve duas de suas composições, “Minha Valsa Triste” e “Um Sábado na Urca” gravadas no 2º CD do “Regional Carioca”.

PROFESSOR DE BANDOLIM
Como professor de bandolim participou do projeto TIM Música nas Escolas (2007 e 2008) e do Festival do Vale do Café (2009). Fez workshops em diversas partes do país, como Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro.

CAMERATA BRASILIS
“Camerata Brasilis” é uma pequena orquestra popular de câmara, que se dedica a trabalhar o repertório do choro de todas as épocas com composições e arranjos originais. A “Camerata” busca, através do aprofundamento nessa linguagem, a expressão da música instrumental brasileira de hoje e vem fazendo um intenso trabalho de pesquisa, criação e difusão deste fazer musical.
O primeiro CD é composto de músicas inéditas de compositores contemporâneos como Maurício Carrilho, Jayme Vignoli, Paulo Aragão, Nailor “Proveta” e Pedro Paes, ao lado de composições de mestres como Radamés Gnattali e Pixinguinha, revelando a música brasileira para além das fronteiras entre erudito e popular.

TRIUNVIRATO
Criado em 2010, o “Triunvirato”, uma referência às formas de governo divididas entre três indivíduos onde a premissa é a igualdade entre eles, é formado por Caio Márcio (violão); Carlos Cesar (bateria e percussão) e Luis Barcelos (bandolim).
No repertório de clássicos do Choro e composições próprias, a improvisação e liberdade são marcas da interpretação do grupo.
O trio vem se apresentando em casas de shows cariocas e já teve oportunidade de fazer um importante concerto internacional no “The John F. Kennedy Center for the Performing Arts”, em Washington (EUA).

DISCOGRAFIA
> CHORO CARIOCA, A MÚSICA DO BRASIL - CD NORTE-RIO / 2006 - Acari Records
> GALOCANTÔ, Fina Batucada / 2006 - Zambo Discos
> DÉLCIO CARVALHO, Inédito e Eterno - Encontros Musicais / 2007 - Selo Rádio Mec
> DÉLCIO CARVALHO, Inédito e Eterno - Roda de Samba / 2007 - Selo Rádio Mec
> NICOLAS KRASSIK, Odilê Odilá - Nicolas Krassik interpreta João Bosco / 2009 - Rob Digital
> SONS DA MÚSICA BRASILEIRA - Fascículo Bandolim / 2008 - Petrobrás
> ILESSI, Brigador / 2009 - CPC-Umes
> LUIZA DIONIZIO, Devoção / 2009 – CCC discos
> GALOCANTÔ, Lirismo do Rio / 2009 - Independente
> REGIONAL CARIOCA - Regional Carioca / 2010 - Acari Records
> LIBERTANGO, Porteño / 2010 - Delira Music
> MARCELO CALDI, Cantado / 2010 - MP,B
> ÁUREA MARTINS, Depontacabeça / 2010 - Biscoito Fino
> FUNDO DE QUINTAL, Nossa Verdade / 2011 - Biscoito Fino
> GABRIEL CAVALCANTI, O que vai ficar pelo salão / 2010 - Independente
> O SAMBA CARIOCA DE WILSON BATISTA / 2011 - Biscoito Fino
> ZECA PAGODINHO, Ao vivo com os amigos / 2011 – Universal Music
> BETH CARVALHO, Nosso Samba tá na Rua / 2011 – Selo Andança/EMI Music
> CAMERATA BRASILIS / 2011 – Acari Records






Nenhum comentário:

Postar um comentário